sexta-feira, 21 de setembro de 2012

ACUPUNTURA SISTÊMICA




Dr Joílton(Tom)-Contatos: (21) 7936-6155 
Fsioterapeuta, Acupunturista, Terapeuta Holístico ( Massagens, Fitoterapia, Acupuntura, Auriculopuntura, Moxaterapia, Ventosaterapia, Florais de Bach, Quiropraxia entre outros). 
Formado em Fisioterapia pelo CMSB , Senac, ABACO, Pós Graduação - Curso de formação em Medicina Tradicional Chinesa (Acupuntura) na ABACO e Geriatria e Gerontologia na UVA.

e-mail: fisiotom@ibest.com.br 

Acupuntura ou Acupunctura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e um método de tratamento considerado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS - Organização Mundial da Saúde.
Acupuntura consiste na aplicação de agulhas, em pontos definidos do corpo, chamados de "Pontos de Acupuntura" ou "Acupontos", para obter efeito terapêutico em diversas condições.
Atribui-se o nome "Acupuntura" a um jesuíta europeu que retornando da China, no século XVII, adaptou os termos chineses "Zhen" e "Jiu", juntando as palavras latinas "Acum" (agulha) e "Punctum" (picada ou punção).
A tradução literal do termo chinês, no entanto, é bem diferente. O correto seria Zhen (agulha) e Jiu (moxa).
A tradução causa a impressão de que o terapeuta só trabalha com agulhas. Os pontos e meridianos também podem ser estimulados por outros tipos de técnicas. Na verdade, os pontos de Acupuntura podem ser estimulados por agulhas, dedos (acupressão), stiper, ventosas ou pelo aquecimento promovido por moxa - um bastão de artemisia em brasa, que é aproximado da pele para aquecer o ponto de acupuntura. Há, também, o método de estimulação por laser, ainda em estudos.
Há mais de 5 mil anos, os chineses utilizam a acupuntura como meio para a cura e tratamento de diversos males. A Acupuntura compreende um conjunto de técnicas e conhecimentos da filosofia e cultura orientais (chinesa e japonesa) que tem como objetivo prevenir e auxiliar na cura de diversos distúrbios e doenças além de restabelecer o equilíbrio energético (Yin e Yang), resultando em melhora da saúde física e da qualidade de vida. Para a aplicação da acupuntura são utilizados, com maior frequência, os seguintes instrumentos; as agulhas, a moxa, as ventosas, os magnetos e as sementes de mostarda, que são colocados ou inseridos em pontos específicos dos canais de energia que circulam pelo corpo (meridianos) ou nas áreas reflexas conforme a patologia ou os sintomas diagnosticados.
Com base na avaliação que leva em conta o aspecto da pele, cabelo, olhos, língua, unhas, pulsologia e hábitos de vida, elabora-se o tratamento adequado cuidando da causa que originou o desequilíbrio.
O tratamento é feito através da inserção de finíssimas agulhas em determinados pontos dos canais, que são chamados de “pontos de acupuntura”. A estimulação desses pontos permite a ativação ou sedação da energia que circula ao longo desse meridiano.
Esta energia é a que regula todos os órgãos de nosso corpo, permitindo que estejamos sempre em harmonia com nossos pensamentos e emoções. Com isso, conseguimos o estado de plena saúde.
A colocação das agulhas provoca pouca ou nenhuma dor. E pode ser realizada sem o uso de agulhas, sendo substituídas por outros instrumentos que atuam da mesma forma.
O tratamento abrange a maioria das doenças, sendo que para cada caso, exige-se uma avaliação prévia, quando o acupunturista poderá então considerar qual o tratamento mais adequado, bem como os resultados que serão obtidos.
Considerando-se que a acupuntura não envolve o uso de medicamentos e seus efeitos colaterais, a sua atuação final é considerada menos custosa em termos não apenas financeiros, mas também no ganho em saúde geral do paciente.

INDICAÇÕES:
Abuso de drogas.
Ansiedade
Apnéia do sono.
Artrites
Artrose (bico de papagaio) dos joelhos, coluna, pescoço, ombro (bursite)
Asma
AVC (derrame cerebral)
Bruxismo
Cólicas menstruais
Depressão
Dermatites de contato e alérgicas
Desvios de coluna
Diabetes
Disfunção erétil
Dispepsias
Distúrbios da menopausa
Dor à relação sexual
Dores do nervo trigêmeo
Dores na coluna
Ejaculação precoce
Endometriose
Enxaqueca
Espondilite anquilosante
Esporão do calcâneo
Estresse
Falta de libido (ausência de vontade de fazer sexo)
Falta de memória
Fibromialgia
Gastrite
Hipo e hipertireoidismo
Infertilidade
Insônia
Labirintite
Mioma uterino
Obesidade
Paralisia facial
Prisão de ventre
Problemas do nervo ciático
Psoríase
Refluxo gastroesofágico
Rejuvenescimento facial
Rinite
Síndrome do climatério (sintomas da menopausa)
Síndrome dos ovários policísticos
Sinusite
Tabagismo
Tendinites
Tensão pré-menstrual(TPM)
Traumas esportivos
Úlcera
Vaginismo
Zumbidos
Entre outras.

Contra-indicações: alergia ou medo excessivo das agulhas.
Sessão: 1h00 a 1h20

Joílton Oliveira
 Fisioterapia, Acupuntura, Quiropraxia, Shiatsu, Auriculoterapia e Massoterapia(com diversas especialidades), Instrutor de SBV-APH

Contatos:
watshapp (21) 97428-8561

Nenhum comentário:

Postar um comentário