sábado, 11 de dezembro de 2010

Tratamentos de beleza com acupuntura estética

Desde o momento em que o conceito de saúde passou a ser harmonia entre a mente, corpo e espírito, a estética passou a ter importância, principalmente por ter implicação emocional, resultando no desequilíbrio desta harmonia. O objetivo da acupuntura é restaurar o equilíbrio entre duas forças opostas, que na medicina chinesa, unidas se complementam e levam a harmonia ao corpo, o YIN e o YANG.
Os orientais sempre souberam dos poderes da acupuntura, alguns estudiosos acreditam que as imperatrizes e nobres orientais já usavam a acupuntura com fim estético, recebendo as “agulhadas” para continuarem sempre bonitas.

Hoje, todos se renderam a essa técnica milenar que consiste na aplicação de agulhas ou lasers em pontos estudados ao longo de 14 canais, ou meridianos, por onde circula a energia do corpo. O especialista estimula os pontos de energia que não estão em harmonia. O laser ajuda também na reconstituição de tecidos danificados.

Como seus resultados são naturais, não há riscos de modificações de fisionomia além de não haver a necessidade de procedimentos cirúrgicos invasivos e a aplicação de anestesias. Sem alteração da rotina normal, o paciente não fica sujeito a cuidados pré ou pós-procedimento, a acupuntura é uma opção eficaz, praticamente indolor e ainda é livre de efeitos colaterais. A sua diferença com outros tratamentos estéticos é que ela considera o paciente como um todo, visto que os problemas estéticos normalmente são resultados de desequilíbrios nos órgãos internos.

Pode soar estranho para quem está acostumado a pensar em acupuntura como tratamento de dores e doenças. Mas o lado estético da técnica, apesar de não muito difundido no Brasil, é utilizado há bastante tempo. Entretanto, o método não é local como a maior parte dos procedimentos estéticos. A acupuntura estética se vale dos mesmos preceitos da acupuntura – o estabelecimento do equilíbrio completo do organismo até alcançar resultados positivos em todo corpo. Para melhorar o tônus facial, por exemplo, são trabalhados com pontos energéticos do rosto ligados ao intestino e estômago, para melhorar o funcionamento desses órgãos.

O tratamento, indicado para rugas de expressão, flacidez, olheiras, celulites, gordura localizada, manchas, marcas de expressão, bolsas suboculares, melasmas, pele acneica, efeito botox, lifting natural, excesso de peso e cicatrizes. Com agulhas ou com laser, o especialista estimula pontos de energia do corpo que não estão em harmonia. 

Com exemplos de tratamentos teremos:

·     Na celulite pode ser um indicativo de problemas com a energia do fígado (Gan). O tratamento da energia traz, por isso, benefícios internos e aparentes, com resultados animadores. Para combater o aspecto casca de laranja, especialmente em grau leve, as agulhas ativam a circulação e facilitam a drenagem das toxinas. Para perceber os efeitos são necessárias 12 sessões, que devem ser refeitas a cada três meses, principalmente se o problema é desencadeado por alterações hormonais.

·       

      As rugas, ligadas ao envelhecimento, podem ser sinal de desarmonia dos músculos da face. A acupuntura atua harmonizando essa musculatura, provocando a renovação e o retorno da elasticidade da pele, atua harmonizando essa musculatura provoca renovação e retorno da elasticidade da pele. Percebe-se que estas imperfeções  aparecem com a idade, com as linhas de expressão e com o dano actínico (solar). O sol danifica tanto a epiderme como a derme que sofre alterações das fibras de colágeno, que perde a elasticidade. Por isso, se diz que as rugas da face vêm com a diminuição da energia dos Rins(shen), que leva um desgaste do Baço (Pi), alterações da epiderme (cuidado pelo Pulmão - Fei), do Gan (musculatura da face) e do Xin (expressões faciais-Shen). Ainda que apresente resultados significativos, a acupuntura não pode ser comparada ao botox, por exemplo, ou à uma eletroacupuntura com peeling, porque é menos invasiva. De uma maneira geral podemos dividir as rugas em três categorias. A primeira refere-se às rugas muito finas que se desenvolvem em redor das pálpebras, superior e inferior, boca e lábios. A segunda, diz respeito às rugas um pouco maiores e mais profundas, destacando-se a zona lateral dos olhos o espaço entre as sobrancelhas e a região em torno do sulco nasolabial. Finalmente a terceira categoria, contempla rugas ainda maiores e mais profundas que normalmente se desenvolvem ao longo da região inferior das bochechas, no pescoço e de uma forma geral ao longo da região lateral das mandíbulas. A acupuntura tem um limite de ação, ameniza as rugas significativamente, mas não elimina aquelas mais profundas, nem excessos de pele. Mas para aquelas pessoas que não querem enfrentar tratamentos como botox ou até mesmo cirurgias plásticas a acupuntura é uma ótima opção.

·     Em relação às manchas da pele é interessante recordar que os melanócitos ao derivar da crista neural, originam dos 34 melanoblastos primordiais que se relacionam com o sistema nervoso autonômico e na medicina chinesa com os pontos Shus dorsais, em especial com o Jing. Os Shus dorsais representam os Zang Fu, e se quando se considera que a Essência, o Jing de todos os órgãos se concentram nos Rins, então o acometimento do Jing tanto inato como o adquirido, pode se manifestar por meio destes pontos Shus e na pele por meio de alterações de pigmentação.

·          
 


     No tratamento corporal é possível reduzir medidas logo na primeira sessão, principalmente à gordura localizada abdominal, cintura e culotes, pode substituir uma lipoescultura simples. Para isso são utilizadas as técnicas de eletroterapia e a ventosaterapia, as quais permitem a quebra da molécula de gordura e drenagem linfática. No tratamento da gordura localizada . “A técnica destrói algumas células adiposas, murcha outras e melhora o seu metabolismo”.

·      No tratamento da estria as agulhadas estimulam a chegada de energia na região com as marcas, promovendo uma melhor circulação e o aparecimento de um novo tecido.

·          



      
     Na acne age como anti-séptico, antiinflamatório e cicatrizante. Sendo uma doença que se não for adequadamente tratada, pode deixar marcas físicas e psicológicas indesejáveis. O tratamento visa evitar a formação de novas lesões e auxiliar na cicatrização de lesões antigas.
      Na Medicina Tradicional Chinesa a acne tem um tratamento diferenciado, sendo  que cada caso é tratado individualmente, tratando  a pessoa e não a doença.
     A estratégia utilizado é sedar o calor, secar a mucosidade, tirar o calor do sangue... Termos estranhos aos ocidentais, porém com resultados bastante satizfatórios.
      Há pontos específicos utilizados com a aplicação de agulhas e também orientações alimentares.

    
     No pós-operatório de cirurgia plástica, como a lipoaspiração a acupuntura estética mostra resultados positivos: reduz o tempo de recuperação em até 50%, diminuindo edemas, dores, transtorno do sono, constipação, ansiedade, problemas digestórios, além de acelerar a cicatrização.

·         

      Os seios são outro ponto trabalhado na acupuntura estética. A gordura da região pode ser moldada com eletroestimulação para reduzir flacidez e aumentar a elasticidade na pele ou até mesmo causar a impressão de seios maiores.




A Acupuntura estética pode tratar qualquer tipo de afecções inestéticas da pele, simplesmente como acompanhamento ao tratamento convencional, como coadjuvante aos tratamentos convencionais ou como tratamento propriamente dito. Isso sem contar no tratamento da gordura localizada, As agulhas são ligadas a aparelhos específicos chamados eletroacupuntura, que potencializam a energia dos pontos de acupuntura.
Nada é milagroso, inclusive a acupuntura. A cura total de cada mal estético depende de fatores como idade, características genéticas e tempo de evolução do problema. "Uma mulher com celulite severa pode ter o aspecto da pele melhorado, mas os resultados não serão tão bons quanto em alguém que apresenta o estágio inicial". Assim como em qualquer tratamento, prevenção é a palavra-chave. "As agulhas reequilibram o organismo agindo sobre a causa antes da manifestação do sintoma".

Todos os tratamentos citados, são utilizados os recursos clássicos e conhecidos, como: Agulhas, Eletroacupuntura, eletroestimulação transcutânea., auriculoterapia, ventosaterapia, moxaterapia, Haihua, Stiper.

Joílton Oliveira

Estamos atendendo nos seguintes locais (com hora marcada):

CONTATOS: 
(21) 3471-3129 
(21) 9734-1107
(21) 9961-4069

e-mail: fisiotom@ibest.com.br 
anacrisalves.fisio@gmail.com

Ou em domicílio


Nenhum comentário:

Postar um comentário